VEGETOTERAPIA

A vegetoterapia caractero-analítica é uma metodologia que auxilia o indivíduo a recuperar a funcionalidade do ser, dissolvendo gradualmente os bloqueios energéticos que formam a couraça psicológica no corpo. A ação no sistema neurovegetativo se dá sobre o temperamento; a ação na caracterialidade interfere nas tensões musculares produzidas por bloqueios da energia vital. Como forma de defesa contra situações emocionais dolorosas, o sistema simpático responde através de tensões musculares que bloqueiam a expressão motora. Para tornar o corpo vivo e funcional, a energia deve circular da cabeça aos pés e viceversa. As intervenções corporais chamadas de actings da vegetoterapia, em conjunto com a análise do caráter, ajudam o indivíduo na circulação livre da energia e compreensão de seus bloqueios e emoções, possibilitando que ele volte pulsar.

As síndromes são sempre caracterizadas por um desequilíbrio entre o sistema neurovegetativo simpático e parassimpático. Essa alteração do sistema neurovegetativo, responsável por boa parte das sintomatologias, mantém como causa e efeito uma tensão neuromuscular crônica em vários níveis corporais.

Basta uma massagem profunda (a massagem reichiana) para constatar que o corpo de um paciente tem tensões musculares crônicas, distribuídas em vários níveis do corpo, estabelecidas desde o nascimento como defesa contra situações estressantes ou frustrantes, e que determinam a couraça muscular-caracterial. Essas tensões musculares, expressas em atitudes que conferem ao corpo uma linguagem que pode ser decifrada, nascem de uma condição de hipertonia simpática reativa, por mecanismos adrenérgicos de defesa contra situações emocionais dolorosas.

Os mesmos princípios energéticos estão na base da medicina homeopática, da acupuntura, da medicina hindu e tibetana, dos chamados fenômenos parapsicológicos; e a energia é visível na aura e no efeito Kirlian. Para tornar o corpo vivo, vital e funcional, essa energia deve circular livremente da cabeça aos pés e vice-versa, e encontrar, em uma sexualidade satisfatória e sadia (não apenas genital), sua via de descarga natural. No homem atual, essa energia é quase sempre carente ou mais ou menos bloqueada, em um ou mais níveis corporais, em segmentos musculares que, retendo-a como anéis contraídos, impedem sua boa circulação.

Os segmentos do corpo foram chamados de "níveis" por Reich, em número de sete:

Eles também podem melhorar sua aparência, aumentar seus sentimentos sexuais e promover sua autoconfiança. No entanto, são exercícios, não habilidades, e depende muito do que você coloca neles. Se você os fizer mecanicamente, obterá pouco deles. Se você os fizer compulsivamente, seu valor diminuirá. Se você os fizer competitivamente, não vai provar nada. No entanto, se você fizer isso com cuidado e interesse em seu corpo, os benefícios vão surpreendê-lo.

Transforme sua mente, transforme sua vida

Massagem Reichiana

Essa massagem é técnica diagnóstica e relativamente terapêutica. Realizada com firmeza, com as pontas dos seus dedos sobre as massas musculares, mobilizando-as na direção caudal. Os níveis bloqueados ou com forte tensão, quando submetidos à massagem, provocam uma reação desagradável ou dolorosa no indivíduo; este é convidado a se expressar.
Com a massagem, não apenas o indivíduo sente e percebe suas tensões musculares, até então inadvertidas, por serem crônicas, mas também o terapeuta, que, ao localizá-las, dá-se conta da magnitude dos bloqueios energéticos e de seu significado, de acordo com o nível e o lado do corpo em que se situem (lado esquerdo, mãe; lado direito pai; o contrário no canhoto).
Posteriormente, a massagem será feita no começo de cada sessão, para mobilizar a energia. É fundamental, em todos os casos, massagear os três primeiros níveis, aqueles que definimos como pré-genitais (que estão na base histórico-biológica da personalidade), até que termine o trabalho terapêutico com esses níveis.

Abrace a autodescoberta, abrace sua vida"

| Terapias |

Bioenergética

Clique e saiba mais

Terapia Cognitiva Comportamental

Clique e saiba mais

Qigong

Clique e saiba mais

Técnicas de Relaxamento

Clique e saiba mais

Translate »