Bioenergética
A bioenergética é uma forma de entender a personalidade em termos do corpo e seus processos energéticos. Esses processos, a saber, a produção de energia através da respiração e do metabolismo e a descarga de energia em movimento, são as funções básicas da vida. Quanta energia uma pessoa tem e como ela usa sua energia determinam como ela responde às situações da vida. Obviamente, pode-se lidar com mais eficácia se tiver mais energia, que pode ser traduzida livremente em movimento e expressão. A bioenergética também é uma forma de terapia que combina o trabalho com o corpo e a mente para ajudar as pessoas a resolver seus problemas emocionais e a realizar mais seu potencial de prazer e alegria de viver.
Uma tese fundamental da bioenergética é que corpo e mente são funcionalmente idênticos: isto é, o que se passa na mente reflete o que está acontecendo no corpo e vice-versa.
Como todos sabemos, mente e corpo podem influenciar um ao outro. O que se pensa pode afetar como se sente. A recíproca é igualmente verdadeira. Essa interação, no entanto, limita-se aos aspectos conscientes ou superficiais da personalidade. Em um nível mais profundo, isto é, no nível inconsciente, tanto o pensamento quanto o sentimento são condicionados por fatores energéticos. Por exemplo, é quase impossível para uma pessoa deprimida sair de sua depressão tendo pensamentos positivos. Isso ocorre porque seu nível de energia está deprimido. Quando seu nível de energia é elevado através da respiração profunda (sua respiração estava deprimida junto com todas as outras funções vitais) e ocorre a liberação do sentimento, a pessoa sai do estado deprimido.
Os processos energéticos do corpo estão relacionados com o estado de vitalidade do corpo. Quanto mais vivo estivermos, mais energia teremos e vice-versa. A rigidez ou tensão crônica diminui a vitalidade e a energia. Ao nascer, um organismo está em seu estado mais vivo e fluido; na morte, a rigidez é total, o rigor mortis. Não podemos evitar a rigidez que vem com a idade. O que podemos evitar é a rigidez devido às tensões musculares crônicas resultantes de conflitos emocionais não resolvidos. Todo estresse produz um estado de tensão no corpo. Normalmente a tensão desaparece quando o estresse é aliviado. As tensões crônicas, no entanto, persistem após o estresse provocador ter sido removido como uma atitude corporal inconsciente ou conjunto muscular. Tais tensões musculares crônicas perturbam a saúde emocional, diminuindo a energia de um indivíduo, restringindo sua motilidade (o jogo espontâneo natural e o movimento da musculatura) e limitando sua autoexpressão. Torna-se necessário, então, aliviar essa tensão crônica se a pessoa quiser recuperar sua plena vitalidade e bem-estar emocional. O trabalho corporal da bioenergética inclui procedimentos manipulativos e exercícios especiais. Os procedimentos manipulativos consistem em massagem, pressão controlada e toque suave para relaxar os músculos contraídos. Os exercícios são projetados para ajudar a pessoa a entrar em contato com suas tensões e liberá-las através de movimentos apropriados. É importante saber que cada músculo contraído está bloqueando algum movimento. Eles são feitos em sessões de terapia, nas aulas e em casa. As pessoas que fazem esses exercícios relatam um efeito positivo sobre sua energia, seu humor e seu trabalho.
Esses exercícios podem ajudá-lo a ganhar mais autocontrole, com tudo o que esse termo implica.
Eles farão isso:
- aumentando o estado vibratório de seu corpo;
- ancorando você em suas pernas e corpo;
- aprofundando sua respiração;
- aguçando sua autoconsciência;
- ampliando sua autoexpressão.
Eles também podem melhorar sua aparência, aumentar seus sentimentos sexuais e promover sua autoconfiança. No entanto, são exercícios, não habilidades, e depende muito do que você coloca neles. Se você os fizer mecanicamente, obterá pouco deles. Se você os fizer compulsivamente, seu valor diminuirá. Se você os fizer competitivamente, não vai provar nada. No entanto, se você fizer isso com cuidado e interesse em seu corpo, os benefícios vão surpreendê-lo.

